top of page
Buscar

A Antártica tem dono? | Tratado Antártico



Quem é o dono da Antártica? E por que tantos países se interessam pelo que acontece lá? Que tem de tão valioso por lá?


Hoje nós vamos viajar pela história do descobrimento da Antártica e você vai entender quem manda naquela bagaça.


Hoje vamos entender a geopolítica da Antártica que é super importante.


Entre os anos de 1770 e 1775, James Cook fez uma expedição científica ao redor do mundo e foi procurar a Terra Incógnita que Pitágoras tanta falava que existia. Cook voltou pra Inglaterra dizendo que as terras ao sul não existiam, que no sul só existia muito gelo e névoa. Para ele, se essa terra existisse mesmo ela seria uma terra fria, estéril e sem valor.


Que tolinho... mal sabia ele!


Em 1818, o inglês Will Smith foi levado por uma tempestade até uma ilha e gritou: terra à vista. Ele voltou pra Inglaterra com a notícia de que essa terra era abarrotada de focas, baleias e pinguins.


Essa notícia atraiu um bando de caçadores, já que eles usavam o óleo das focas e baleias para fazer lamparinas. Foi uma matança geral! Eles chegaram a matar mais de 45 mil baleias na Antártica.


Hoje em dia ainda é possível andar pelas praias e encontrar vários ossos espalhados, que são resquícios daquela época. Ainda existe até o local que eles usavam como acampamento e pra guardar o óleo.


Depois do Will Smith, foram feitas várias expedições científicas por lá. E eles descobriram muitos recursos minerais, como prata, ouro e até petróleo. O que fez com que começasse a corrida pelo polo sul, exatamente para saber quem fincaria a bandeira e seria o dono do novo continente!


E assim, eles viram que a Antártica não era tão estéril e sem valor como o James Cook falou. E foi no dia 1° de dezembro de 1959, em meio à guerra fria, 12 países (Argentina, Austrália, Bélgica, Chile, Estados Unidos, França, Japão, Nova Zelândia, Noruega, Polônia, Reino Unido e União Soviética) assinaram o famoso Tratado Antártico.

E cadê o Brasil, nessa lista? O Brasil só assinou o Tratado em 1975.


O Tratado Antártico significa o acordo de paz internacional de maior sucesso no mundo! Ele diz que a Antártica não é de ninguém, que não se pode ter atividades militares e que só se pode realizar pesquisas científicas com cooperação internacional.


Hoje em dia, o tratado está assinado por 53 países, mas só 29 são os que têm direito a voto sobre o futuro da Antártica. São os chamados membros consultivos, entre eles a Coréia do Sul, a Espanha e claro, o Brasil!


Então, quem é o dono da Antártica? Ninguém, mas os países que fazem pesquisas por lá tem o dever de cuidar daquele ambiente, do continente e do oceano.


Então continuem curiosos e a até o próximo post!

Quer saber mais sobre o continente gelado? Confira nossos vídeos no canal:



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page