top of page

Quem escreve

Meu nome é Francyne Elias-Piera e sou graduada em Biologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Desde o ano 2000 venho pesquisando o bentos da Antártica e em 2005, me tornei Mestre em Oceanografia Biológica pela Universidade de São Paulo (Instituto Oceanográfico), onde estudei o Fital de Macroalgas Antárticas (Invertebrados associados às algas) e trabalhei com Ecologia e Biodiversidade dos invertebrados.

​

Em 2003, fiz minha primeira viagem à Antártica a bordo do NApoc Ary Rongel e fiquei 56 dias na Estação Antártica Brasileira Comandante Ferraz. Nesse trabalho de campo, aprendi como utilizar os isótopos estáveis no estudo da trama trófica. 

​

Fiz meu Doutorado na Universitat Autònoma de Barcelona (Institut de Ciència i Tecnologia Ambientals), onde fiquei por 4 anos (2010-2014). Lá na Espanha continuei minhas pesquisas com o bentos, utilizando os isótopos estáveis, os ácidos graxos e a bioquímica total no estudo da ecologia trófica dos invertebrados e suas mudanças devido ao aquecimento global.

​

Em janeiro e março de 2014, voltei à Antártica para coletas de bentos para continuar minhas pesquisas de cadeia alimentar e mudanças ambientais. Foi um total de 70 dias a bordo do NPo Almirante Maximiano.

​

Voltei ao Brasil e realizei um pós doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro por 1 ano. Mas ao ir para a Malásia apresentar meu trabalho no SCAR (Congresso sobre estudos antárticos), fui convidada para ir pesquisar na Coréia do Sul.

​

Fui para a Coréia em janeiro de 2017 e trabalhei no Instituto de Pesquisa Polar Coreano (KOPRI) até janeiro de 2019. Nesse tempo, participei de mais duas expedições para a Antártica. Uma na Estação Antártica Coreana King Sejong, onde fiquei por 67 dias e a outra a bordo do Navio Quebra-Gelo Araon por 40 dias.

​

De volta ao Brasil, realizo um pós doutorado na Universidade de São Paulo - Instituto Oceanográfico, onde tudo começou. Além disso, tenho o canal no Youtube e dou palestras e cursos sobre a Antártica.

​

Posso dizer que sou uma pesquisadora fanática por Antártica, pinguins e claro, pelo bentos escondido embaixo das águas do mar gelado.

Screen%20Shot%202019-12-09%20at%2016.15_
bottom of page